Antes de usar a função Wi-Fi, leia as precauções a seguir para usá-la corretamente.
Em alguns países ou regiões, o uso de produtos Wi-Fi pode estar restrito por regulamentações locais.
Dispositivos Wi-Fi funcionam em banda de 2,4 GHz que é usada por diversos dispositivos. Eles usam a tecnologia para minimizar a interferência de rádio de outros dispositivos que usam a mesma banda; entretanto, essa interferência de rádio ainda pode ocasionar velocidades baixas de comunicação, reduzir o alcance da comunicação ou causar falha na comunicação.
Se tanto a função BLUETOOTH quanto a função Wi-Fi de 2,4 GHz do seu computador VAIO estiverem ativadas, pode ocorrer interferência que causa velocidades mais baixas comunicação ou outros problemas.
Para se comunicar com Wi-Fi enquanto estiver viajando, você pode contratar o serviço com um provedor de conexão Wi-Fi.
Se seu computador VAIO for equipado com o padrão IEEE 802.11a/b/g/n, o uso externo da função Wi-Fi de 5 GHz é proibida por lei.
A velocidade e o alcance da comunicação podem variar dependendo das seguintes condições:
Distância entre os dispositivos
Existência de obstáculos entre os dispositivos
Configuração do dispositivo
Condições de rádio
Ambiente (incluindo material da parede etc)
Aplicativos em uso
Comunicações podem ser interrompidas dependendo das condições de radiofrequência.
A taxa de transferência de dados na especificação é o máximo teórico, e pode não refletir na taxa real de transferência de dados.
A velocidade real de comunicação pode não ser tão rápida quanto a que é exibida no seu computador VAIO.
As bandas de frequência Wi-Fi de 2,4 GHz e 5 GHz não são comunicáveis entre si.
A taxa de transferência de dados de IEEE 802.11g e IEEE 802.11n (2,4 GHz) podem ser afetadas por interferência quando usados com um produto IEEE 802.11b. Além disso, o IEEE 802.11g e o IEEE 802.11n diminuem automaticamente a taxa de transferência para manter a compatibilidade com o produto IEEE 802.11b. A taxa de transferência pode ser recuperada ao alterar as configurações de canal do seu ponto de acesso.
Para parar a função Wi-Fi abruptamente, desligue o seu computador VAIO.
O padrão WLAN inclui os métodos de criptografia: WEP (Wired Equivalent Privacy), que é um protocolo de segurança, WPA2 (Wi-Fi Protected Access 2) e WPA (Wi-Fi Protected Access). Propostos em conjunto pela IEEE e Wi-Fi Alliance, WPA2 e WPA são especificações de aperfeiçoamentos de segurança interoperáveis, baseados em padrões, que aumentam o nível de proteção dos dados e o controle de acesso das redes Wi-Fi existentes. O WPA foi criado para ser compatível com a especificação IEEE 802.11i. Ele utiliza o TKIP (Temporal Key Integrity Protocol, Protocolo de Integridade de Chave Temporal) para criptografia avançada de dados, além da autenticação do usuário usando o 802.1X e o EAP (Extensible Authentication Protocol, Protocolo de Autenticação Extensível). A criptografia de dados protege o enlace sem fio vulnerável entre clientes e pontos de acesso. Além disso, há outros mecanismos típicos de segurança da LAN para assegurar a privacidade, como: proteção por senha, criptografia ponta a ponta, redes virtuais privadas e autenticação. O WPA2, a segunda geração do WPA, fornece maior proteção aos dados e controle de acesso à rede e foi criado também para proteger todas as versões de dispositivos 802.11, inclusive padrões 802.11b, 802.11a, 802.11g e 802.11n, multibanda e multimodo. Além disso, com base no padrão IEEE 802.11i ratificado, o WPA2 proporciona segurança em nível de governo, implementando o algoritmo de criptografia AES em conformidade com a norma FIPS 140-2 da NIST (National Institute of Standards and Technology) e a autenticação baseada em 802.1X. O WPA2 é compatível com o WPA.