Observações sobre o uso da função LAN sem fio
-
Em alguns países ou regiões, o uso de produtos para LAN sem fio pode estar restrito por regulamentações locais.
-
Dispositivos de LAN sem fio funcionam em banda de 2,4 GHz que é usada por diversos dispositivos. Os dispositivos de LAN sem fio usam a tecnologia para minimizar a interferência de rádio de outros dispositivos que usam a mesma banda; entretanto, essa interferência de rádio ainda pode ocasionar velocidades baixas de comunicação, reduzir o alcance da comunicação ou causar falha na comunicação.
-
Se tanto a função BLUETOOTH quanto a função LAN sem fio de 2,4 GHz do seu computador VAIO estiverem ativadas, pode ocorrer interferência que causa velocidades mais baixas de comunicação ou outros problemas.
-
A velocidade e o alcance da comunicação podem variar dependendo das seguintes condições:
-
Distância entre os dispositivos
-
Existência de obstáculos entre os dispositivos
-
Configuração do dispositivo
-
Condições de rádio
-
Ambiente (incluindo material da parede etc.)
-
Software em uso
Comunicações podem ser interrompidas dependendo das condições de radiofrequência.
-
A taxa de transferência de dados na especificação é o máximo teórico e pode não refletir na taxa real de transferência de dados.
-
A velocidade real de comunicação pode não ser tão rápida quanto a que é exibida no seu computador VAIO.
-
As bandas de frequência de LAN sem fio de 2,4 GHz e 5 GHz não são comunicáveis entre si.
-
A taxa de transferência de dados de IEEE 802.11g e IEEE 802.11n (2,4 GHz) pode ser afetada por interferência quando usada com um produto IEEE 802.11b. Além disso, o IEEE 802.11g e o IEEE 802.11n diminuem automaticamente a taxa de transferência para manter a compatibilidade com o produto IEEE 802.11b. A taxa de transferência pode ser recuperada ao alterar as configurações de canal do seu ponto de acesso.
-
O padrão IEEE 802.11a e o padrão IEEE 802.11n não estão disponíveis em redes com finalidades específicas.
-
Para parar a função LAN sem fio abruptamente, desligue o seu computador VAIO.
-
O padrão WLAN inclui os métodos de criptografia: WEP (Wired Equivalent Privacy), que é um protocolo de segurança, WPA2 (Wi-Fi Protected Access 2) e WPA (Wi-Fi Protected Access). Propostos em conjunto pela IEEE e Wi-Fi Alliance, WPA2 e WPA são especificações de aperfeiçoamentos de segurança interoperáveis, baseados em padrões, que aumentam o nível de proteção dos dados e o controle de acesso das redes Wi-Fi existentes. O WPA foi criado para ser compatível com a especificação IEEE 802.11i. Ele utiliza o TKIP (Temporal Key Integrity Protocol, Protocolo de Integridade de Chave Temporal) para criptografia avançada de dados, além da autenticação do usuário usando o 802.1X e o EAP (Extensible Authentication Protocol, Protocolo de Autenticação Extensível). A criptografia de dados protege o enlace sem fio vulnerável entre clientes e pontos de acesso. Além disso, há outros mecanismos típicos de segurança da LAN para assegurar a privacidade, como: proteção por senha, criptografia ponta a ponta, redes virtuais privadas e autenticação. O WPA2, a segunda geração do WPA, fornece maior proteção aos dados e controle de acesso à rede e foi criado também para proteger todas as versões de dispositivos 802.11, inclusive padrões 802.11b, 802.11a, 802.11g e 802.11n, multibanda e multimodo. Além disso, com base no padrão IEEE 802.11i ratificado, o WPA2 proporciona segurança em nível de governo, implementando o algoritmo de criptografia AES em conformidade com a norma FIPS 140-2 da NIST (National Institute of Standards and Technology) e a autenticação baseada em 802.1X. O WPA2 é compatível com o WPA.