SteadyShot

Selecciona o modo de antidesfocagem.
  1. MENU (SteadyShot) modo desejado


(Deslig)
Não utiliza o modo de antidesfocagem.

(Auto)
Activa automaticamente a função de antidesfocagem quando é provável que as condições de fotografia/filmagem causem vibração da câmara.
Pode estabilizar as imagens mesmo quando ampliar um motivo distante.

Sugestões para evitar desfocagem
A câmara moveu-se acidentalmente quando fotografou a imagem. Isto designa-se por “Vibração da câmara”. Por outro lado, se o motivo se tiver deslocado ao tirar a fotografia, chama-se a isso “desfocagem do motivo”. Além disso, a vibração da câmara e a desfocagem do motivo ocorrem com frequência em condições de baixa luminosidade ou baixa velocidade do obturador, como as encontradas no modo (Retrato Nocturno) ou (Cena Nocturna). Nesse caso, fotografe tendo em consideração as sugestões apresentadas abaixo.

Vibração da câmara
As suas mãos ou corpo mexem-se enquanto segura na câmara e carrega no botão do obturador e o ecrã inteiro fica desfocado.
  • Utilize um tripé ou coloque a câmara numa superfície plana para segurar firmemente a câmara.

  • Fotografe com um temporizador automático com um atraso de 2 segundos e estabilize a câmara, mantendo os seus braços firmes ao seu lado após carregar no botão do obturador.


Desfocagem do motivo
Ainda que a câmara esteja estável, o motivo move-se durante a exposição, por isso, o motivo fica desfocado quando o botão do obturador é pressionado. A vibração da câmara é reduzida automaticamente através da função de antidesfocagem. No entanto, esta função não reduz com eficácia a desfocagem do motivo.
  • Seleccione o modo (Alta Sensibilid) em Selecção de Cena.

  • Seleccione uma sensibilidade ISO superior para tornar a velocidade do obturador mais rápida e carregue no botão do obturador antes de o motivo se mover.

Notas
  • É necessário tempo para o processamento das imagens.

  • Quando fotografar com flash, a função de antidesfocagem não funciona.

Tópico relacionado