Precauções

Cópia de segurança da memória interna e do cartão de memória

Não desligue a câmara, não retire a bateria nem retire o cartão de memória enquanto a luz de acesso estiver acesa. Caso contrário, os dados da memória interna ou o cartão de memória podem ficar danificados. Certifique-se de que faz uma cópia de segurança para proteger os seus dados.

Sobre ficheiros de base de dados

Se inserir um cartão de memória sem um ficheiro de base de dados na câmara e a ligar, parte da capacidade do cartão de memória será utilizada para criar um ficheiro de base de dados automaticamente. Pode demorar um pouco até que possa executar a próxima operação.

Não utilize/guarde a câmara nos seguintes lugares

  • Num local extremamente quente, frio ou húmido
    Em locais, como num automóvel estacionado ao sol, o corpo da câmara poderá ficar deformado e isso pode provocar avarias.

  • Guardada sob a luz solar direta ou perto de um aquecedor

O corpo da câmara pode ficar descolorado ou deformado, podendo provocar uma avaria.
  • Num local sujeito a vibrações

  • Perto de um local com forte magnetismo

  • Em locais com areia ou poeiras

Sobre o transporte

Não se sente numa cadeira ou outro local com a câmara no bolso traseiro das suas calças ou saia, uma vez que tal poderá provocar avarias ou danos na câmara.

Sobre as temperaturas de funcionamento

A sua câmara foi concebida para utilização em temperaturas entre –10 °C e +40 °C. Não se recomenda a fotografia/filmagem em locais extremamente frios ou quentes que excedam este intervalo.

Sobre a condensação de humidade

  • Se a câmara for deslocada diretamente de um local frio para um local quente, pode ocorrer condensação de humidade no interior ou exterior da câmara. Esta condensação de humidade pode causar avarias na câmara.

  • Se ocorrer condensação de humidade, retire a bateria e o cartão de memória, abra a tampa da bateria/cartão de memória e, em seguida, deixe a câmara num local seco até que a humidade tenha evaporado. Tenha em atenção que, se tentar fotografar com condensação de humidade no interior da objetiva, não será possível gravar imagens nítidas.

Funções incorporadas nesta câmara

  • Este manual descreve as funções de dispositivos compatíveis com 1080 60i e de dispositivos compatíveis com 1080 50i.

  • Para verificar se a sua câmara é um dispositivo compatível com 1080 60i ou um dispositivo compatível com 1080 50i, procure as marcas seguintes na base da câmara.

  • Dispositivo compatível com 1080 60i: 60i

  • Dispositivo compatível com 1080 50i: 50i

  • Não visualize imagens 3D gravadas com esta câmara em monitores compatíveis com 3D por períodos de tempo alargados.

  • Quando visualiza imagens 3D captadas com esta câmara num monitor compatível com 3D, pode sentir desconforto sob a forma de vista cansada, fadiga ou náuseas. Para evitar estes sintomas, recomendamos que faça intervalos regulares.
    Contudo, deve determinar por si mesmo a duração e frequência necessárias para os intervalos, visto variarem de indivíduo para indivíduo. Se sentir qualquer tipo de desconforto, pare de visualizar as imagens 3D até se sentir melhor e consulte um médico, conforme necessário. Consulte também as instruções de operação fornecidas com o dispositivo ou software que tenha ligado ou esteja a utilizar com esta câmara.

Tenha em atenção que a visão de uma criança ainda está em fase de desenvolvimento (particularmente crianças com menos de 6 anos). Consulte um pediatra ou um oftalmologista antes de deixar o seu filho(a) ver imagens 3D e certifique-se de que ele(a) cumpre as precauções acima apresentadas quando visualizar imagens desse tipo.

Sobre a compatibilidade dos dados de imagem

  • A câmara está em conformidade com a norma universal DCF (Design rule for Camera File system) criada pela JEITA (Japan Electronics and Information Technology Industries Association).

  • A Sony não garante que a câmara reproduza imagens gravadas ou editadas com outro equipamento ou que outro equipamento reproduza imagens gravadas com a câmara.

Notas sobre a reprodução de filmes noutros dispositivos

  • Esta câmara utiliza MPEG-4 AVC/H.264 High Profile para o formato de gravação AVCHD. Filmes gravados com esta câmara no formato AVCHD não podem ser reproduzidos pelos seguintes dispositivos.

  • Outros dispositivos compatíveis com o formato AVCHD que não suportam High Profile

  • Dispositivos não compatíveis com o formato AVCHD

Esta câmara utiliza MPEG-4 AVC/H.264 Main Profile para o formato de gravação MP4. Por essa razão, os filmes gravados com esta câmara no formato MP4 não podem ser reproduzidos em dispositivos que não aqueles que suportam MPEG-4 AVC/H.264.
  • Apenas pode reproduzir um disco com qualidade de imagem de alta definição (HD) em dispositivos de reprodução do formato AVCHD. Um leitor ou gravador de DVD não consegue reproduzir um disco gravado com qualidade de imagem de alta definição (HD) porque não é compatível com o formato AVCHD. Além disso, se inserir um disco com qualidade de imagem de alta definição (HD) gravado no formato AVCHD num leitor ou gravador de DVD, poderá não ser possível ejetar o disco.

Notas sobre o ecrã e a objetiva

  • O ecrã é fabricado utilizando tecnologia com uma precisão extremamente elevada, pelo que mais de 99,99% dos píxeis estão operacionais para utilização efetiva. Contudo, podem aparecer no ecrã alguns pequenos pontos pretos e/ou pontos brilhantes (brancos, vermelhos, azuis ou verdes). Estes pontos são o resultado normal do processo de fabrico e não afetam a gravação.

  • A exposição do ecrã ou da objetiva à luz solar direta por longos períodos de tempo pode provocar avarias. Tenha cuidado quando colocar a sua câmara próximo de uma janela ou no exterior.

  • Não faça pressão sobre o ecrã. O ecrã pode ficar descolorado ou pode ocorrer uma avaria.

  • As imagens podem espalhar-se pelo ecrã num local frio. Não se trata de uma avaria.

  • Tenha cuidado para não sujeitar a objetiva a impactos e para não a forçar.