Área de Focagem

Seleciona a área de focagem. Use esta função quando for difícil focar corretamente no modo de focagem automática.

  1. MENU (Definições da Câmara1) → [Área de Focagem] → definição desejada.

Detalhes do item do Menu

Grande :
Foca num motivo abrangendo automaticamente toda a amplitude do ecrã. Quando carrega até meio no botão do obturador no modo de fotografia de imagem fixa, visualiza-se uma moldura verde em torno da área que está focada.
Zona :
Selecione uma zona no monitor para focar e o produto selecionará automaticamente uma área de focagem.
Centro :
Foca automaticamente num motivo no centro da imagem. Use juntamente com a função de bloqueio de foco para criar a composição que pretende.
Ponto flexível :
Permite-lhe deslocar o quadro de focagem para um ponto desejado no ecrã e focar num motivo extremamente pequeno numa área estreita.
Ponto flexível expan. :
Se o produto não conseguir focar num único ponto selecionado, usa os pontos de focagem em torno do ponto flexível como área de prioridade secundária para focagem.
Rastreio AF :
Quando o botão do obturador for carregado e mantido carregado até meio, o produto segue o motivo dentro da área selecionada de foco automático. Esta definição está disponível apenas quando o [Modo de Focagem] estiver definido para [AF Contínua]. Aponte o cursor a [Rastreio AF] no ecrã de definição [Área de Focagem] e depois selecione a área desejada para iniciar o seguimento usando os lados esquerdo/direito do seletor de controlo. Pode também deslocar a área de início de seguimento para o ponto desejado, designando a área como uma zona, ponto flexível ou expandir o ponto flexível.


Exemplos da visualização do quadro de focagem

O quadro de focagem difere da seguinte forma.


Quando focar numa área maior

Quando focar numa área mais pequena

  • Quando [Área de Focagem] estiver definido para [Grande] ou [Zona], a moldura de focagem pode alternar entre “Quando focar numa área maior” e “Quando focar numa área mais pequena”, dependendo do motivo ou da situação.
  • Quando coloca uma objetiva de montagem tipo A com um adaptador de montagem (LA-EA1 ou LA-EA3) (vendidos separadamente) e [Sistema AF] está definido para [Deteção de Fase AF], pode ser apresentada a moldura de focagem para “Quando focar numa área mais pequena”.

Quando for obtido automaticamente foco com base em toda a amplitude do monitor

  • Quando usa uma função de zoom sem ser o zoom ótico, a definição [Área de Focagem] é desativada e o quadro de focagem é mostrado por uma linha tracejada. O AF opera com prioridade na área central e em torno dela.


Para deslocar a área de focagem

  • Pode deslocar a área de focagem em [Ponto flexível], [Ponto flexível expan.] ou [Zona] operando o multisseletor. Se atribuir previamente [Focagem standard] ao centro do multisseletor, pode deslocar o quadro de focagem de volta ao centro do monitor carregando no centro do multisseletor.
  • Pode deslocar o quadro de focagem rapidamente tocando e arrastando nele no monitor. Defina previamente [Funcionamento Tátil] para [Lig.].

Sugestão

  • Nas predefinições, [Área de Focagem] está atribuída ao botão C2.

Nota

  • [Área de Focagem] está bloqueada para [Grande] nas seguintes situações:
    • [Auto inteligente]
  • A área de focagem pode não acender durante fotografia contínua ou quando o botão do obturador for carregado completamente de uma vez só.
  • Quando o seletor de modo estiver definido para (Filme) ou ou durante gravação de filmes, [Rastreio AF] não pode ser selecionado como [Área de Focagem].
  • Quando [Deteção de motivo] em [Def. AF cara/olhos] estiver definida para [Animal], [Rastreio AF] não pode ser selecionado como a [Área de Focagem].