Fotografia com flash manual (MANUAL)

O modo de flash manual mantém o nível de potência do flash consistente, independentemente da luminosidade do motivo ou das definições da câmara.

  1. Utilize o menu da câmara com esta unidade de flash montada para especificar [Disp. flash manual] para o modo de controlo do flash.

    Para mais detalhes sobre as definições do flash externo da câmara, consulte as instruções de operação fornecidas com a câmara.

  2. Prima o botão LEVEL -/+ na unidade de flash para selecionar o nível de potência do flash da sua escolha.

    • Pode especificar o nível de potência do flash no intervalo de 1/1 (mais luminoso) a 1/128 (mais escuro).

      Pode visualizar a definição atual selecionando [Def. flash externo] - [Def. disp. flash ext.] - [Nível potência flash] no menu da câmara com esta unidade de flash montada.

    • Se diminuir um nível na potência do flash (p. ex. 1/1 → 1/2) é equivalente a aumentar a abertura num stop (p. ex. F4 → 5.6).

  3. Para tirar uma fotografia, prima o botão do obturador na câmara.

    Espere que o botão TEST na unidade de flash acenda a luz laranja (pronto a disparar) e depois prima o botão do obturador.

Função de memória do nível TTL

Ao fazer fotografia com flash TTL, o nível de potência do flash medido está automaticamente definido como o nível de potência do flash no modo de flash manual. Isto permite-lhe regular o nível de potência do flash no modo de flash manual em função do nível de potência do flash medido durante a fotografia com flash TTL e omitir uma série de operações necessárias para determinar o nível de potência do flash.

Para alterar a definição da função de memória do nível TTL, selecione [Def. flash externo] - [Def. pers. flash ext.] - [Memória nível TTL] no menu da câmara com esta unidade de flash montada. Por predefinição, a opção [Lig.] está especificada para a função de memória do nível TTL.

Notas sobre a utilização da função de memória do nível TTL

  • Durante a fotografia com flash múltiplo sem fios (fotografia com flash de grupo), o número-guia varia consoante as definições do flash das unidades de flash individuais ou a disponibilidade do painel difusor incorporado. Para manter um nível de potência do flash adequado, especifique um grupo sem fios diferente para cada unidade de flash.

  • Se uma unidade de flash que não suporte a função de memória do nível TTL for utilizada para fotografia com flash múltiplo sem fios (fotografia com flash de grupo), não é possível manter um nível de potência do flash apropriado.

  • No modo de flash manual, o nível de potência do flash medido ao fazer fotografia com flash TTL é mantido. Se alterar as definições que afetam o nível de potência do flash, como a definição do nível de potência do flash, depois de fotografar, as definições alteradas não serão mantidas. Quando tiver feito essas alterações, faça novamente uma fotografia com flash TTL.

  • Se o nível de potência do flash medido ao fazer fotografia com flash TTL for inferior aos níveis disponíveis no modo de flash manual, as imagens fotografadas poderão ficar sobre-expostas.

Nota

  • Quando utilizar uma objetiva grande angular com distância focal inferior a 24 mm, a periferia do ecrã do monitor na câmara pode estar mais escura.

  • Quando utilizar uma objetiva longa, a luz do flash pode ficar obstruída pela extremidade da objetiva.