Fotografia com sincronização de alta velocidade (HSS)

A fotografia com sincronização de alta velocidade elimina as restrições da velocidade de sincronização do flash e permite utilizar a unidade de flash com todo o intervalo de velocidades de obturação da câmara. Um aumento no intervalo de aberturas selecionáveis permite fazer fotografias com flash com grande abertura de diafragma, deixando o fundo desfocado e acentuando o motivo no primeiro plano. Quando fotografamos uma cena, em que o plano de fundo é muito luminoso e é provável que a fotografia fique sobre-exposta, num f-stop de grande abertura no modo de disparo A ou M da câmara, ainda é possível ajustar a exposição ao nível apropriado utilizando o obturador de alta velocidade.

A: Fotografia com sincronização de alta velocidade

B: Fotografia com flash normal

  1. Selecione [Def. flash externo] - [Def. disp. flash ext.] no menu da câmara com esta unidade de flash montada e especifique [Lig.] para [Sincro. alta vel.].

    Por predefinição, a opção [Lig.] está especificada para fotografia com sincronização de alta velocidade.

    Para mais detalhes sobre as definições do flash externo da câmara, consulte as instruções de operação fornecidas com a câmara.

Velocidade de sincronização do flash

A fotografia com flash está geralmente associada a uma velocidade máxima de obturação que se chama “velocidade de sincronização do flash”. Esta restrição não se aplica às câmaras concebidas para fotografia com sincronização de alta velocidade, dado que estas permitem a fotografia com flash à velocidade de obturação mais elevada da câmara.

Nota

  • Se definir a velocidade de obturação da câmara como uma velocidade superior a 1/4000 e tirar uma foto, podem aparecer estrias claras e escuras na foto.

    Para fotografar, recomenda-se que defina o nível de potência do flash no modo de flash manual como pelo menos 1/2.

  • Quando utilizar uma objetiva grande angular com distância focal inferior a 24 mm, a periferia do ecrã do monitor na câmara pode estar mais escura.

  • Quando utilizar uma objetiva longa, a luz do flash pode ficar obstruída pela extremidade da objetiva.

  • O valor mínimo disponível para especificar o nível de potência do flash varia de acordo com a definição da sincronização de alta velocidade.

    • Quando [Lig.] estiver selecionado: 1/128

    • Quando [Deslig] estiver selecionado: 1/256*

      * O valor mínimo está limitado a 1/128 quando a opção [Deslig] estiver especificada para [Flash sem fios] no menu da câmara com esta unidade de flash montada.