Limpar o sensor de imagem ([Limpeza do sensor])
Se pó ou resíduos entrarem na unidade e aderirem à superfície do sensor de imagem (a parte que converte luz num sinal elétrico), o pó ou os resíduos poderão aparecer na imagem, consoante o ambiente de filmagem. Se isto acontecer, limpe imediatamente o sensor de imagem através do seguinte procedimento.
-
Certifique-se de que a bateria está suficientemente carregada.
-
Selecione [Técnico] – [Limpeza do sensor] – [Limpeza do sensor] – [Execut.] no menu completo.
O sensor de imagem vibra por um curto intervalo de tempo para sacudir o pó.
-
Retire a objetiva.
-
Utilize um soprador disponível comercialmente para tirar o pó da superfície do sensor de imagem e da área envolvente.
-
Segure a câmara ligeiramente virada para baixo para que o pó caia.
-
-
Desligue a unidade.
-
Instale a objetiva.
Sugestão
- Para mais informações sobre como verificar e limpar o sensor de imagem, visite o seguinte URL.
https://support.d-imaging.sony.co.jp/www/support/ilc/sensor/index.php
Nota
- Ao executar o modo de limpeza, retire a objetiva com a câmara ligada.
- Não desligue a câmara durante o processo de limpeza.
- Não é possível executar a limpeza do sensor se a capacidade restante da bateria for demasiado baixa.
- Não utilize um soprador tipo aerossol uma vez que pode dispersar gotas de água para dentro do corpo da câmara.
- Não coloque a ponta de um soprador na cavidade além da área do encaixe de objetiva, para que a ponta do soprador não toque no sensor de imagem.
- Durante a limpeza, não ventile com demasiada força. Se o caudal de ar for demasiado forte, poderá danificar o interior da unidade.
- Se o pó ou os resíduos não forem removidos após a limpeza com este procedimento, contacte o seu representante de assistência.
- Durante a limpeza, o sensor de imagem emite um ruído de vibrações. Isto não é uma avaria.
- A limpeza poderá ser efetuada automaticamente quando a unidade está desligada.
TP1002327339