Gravar filmes

Pode definir o formato de gravação e a exposição e gravar filmes utilizando os itens de menu dedicados para filmes.

  1. Defina o seletor de modo para (Filme).

    • Rode o seletor de modo enquanto carrega no botão de soltar o bloqueio do seletor de modo no centro do seletor de modo.
  2. Carregue no botão MOVIE (Filme) para iniciar a gravação.

  3. Carregue novamente no botão MOVIE para parar a gravação.

Para selecionar o formato de gravação ( Formato ficheiro)

A resolução e o grau de compatibilidade variam, dependendo do formato de gravação (XAVC HS 8K/XAVC HS 4K/XAVC S 4K/XAVC S HD/XAVC S-I 4K/XAVC S-I HD). Selecione o formato de acordo com a finalidade do filme a ser gravado.

Para selecionar a velocidade de fotogramas ou a qualidade da imagem ( Definições vídeo)

A velocidade de fotogramas determina a suavidade do movimento nos filmes. ([Definições vídeo][Vel. fotogr. grav.])

A qualidade da imagem muda com a taxa de bits. ([Definições vídeo][Defin. Gravação])

Se a taxa de bits for elevada, a quantidade de informação aumenta e pode gravar filmes de alta qualidade. No entanto, isto resultará num maior volume de dados.

Selecione a velocidade de fotogramas e a taxa de bits de acordo com a sua preferência e finalidade.

Para ajustar a exposição (Tipo contr. Exp./Modo Exposição)

Quando [Tipo contr. Exp.] estiver definido para [Modo P/A/S/M], selecione o modo de exposição usando a combinação da velocidade do obturador e do valor de abertura da mesma forma que utilizaria para fotografar uma imagem fixa.

Quando [Tipo contr. Exp.] estiver definido para [Modo Exp. flex.], pode definir a velocidade do obturador, o valor da abertura e a sensibilidade ISO automática ou manualmente.

Para selecionar o método de focagem (modo de focagem/área de focagem)

Utilize o seletor do modo de foco para selecionar AF-C (AF Contínua) ou MF (Focagem man.).Pode especificar a área de focagem definindo [Área de Focagem].


Mesmo durante a gravação com foco manual, pode mudar temporariamente para focagem automática das seguintes formas.

  • Carregue na tecla personalizada à qual [Ligar AF] foi atribuído, ou carregue no botão do obturador até meio.
  • Carregue na tecla personalizada à qual [AF Olhos] foi atribuída.
  • Toque no motivo no monitor.

Para gravar o áudio do filme em 4 canais

Na sapata multi-interface da câmara, coloque um acessório genuíno da Sony que suporte gravação de áudio de 4 canais e 24 bits.

Sugestão

  • Também pode atribuir o início/paragem da função de gravação de filme a uma tecla preferida.
  • Pode focar rapidamente enquanto grava filmes carregando até meio no botão do obturador. (O som de funcionamento do foco automático pode ser gravado em alguns casos.)
  • Pode mudar as definições para sensibilidade ISO, compensação da exposição e área de focagem enquanto grava filmes.
  • Os sons da câmara e da objetiva a funcionar podem ficar gravados durante a gravação de filmes. Para evitar que os sons fiquem gravados, defina [Gravação Áudio] para [Desligado].
  • Para evitar a gravação do som do anel de zoom a funcionar quando for usada uma objetiva com zoom motorizado, recomendamos a gravação de filmes usando a alavanca de zoom. Ao mover a alavanca de zoom, tenha cuidado para não virar a alavanca.

Nota

  • Visualiza-se um ícone indicando que os dados estão a ser gravados após a fotografia. Não retire o cartão de memória enquanto o ícone for visualizado.
  • Não pode começar a gravar um filme enquanto escreve dados. Aguarde até que a escrita de dados esteja concluída e “STBY” seja apresentado antes de gravar um filme.
  • Se o ícone (Aviso de sobreaquecimento) aparecer, a temperatura da câmara subiu. Desligue a alimentação e arrefeça a câmara e espere até a câmara estar novamente pronta para fotografar.
  • A temperatura da câmara tende a subir quando grava filmes continuamente e pode sentir que a câmara está quente. Não se trata de um mau funcionamento. Além disso, pode aparecer [Câmara sobreaquecida. Deixe-a arrefecer.]. Nestes casos, desligue a alimentação e arrefeça a câmara e espere até a câmara estar novamente pronta para fotografar.
  • Em relação ao tempo de filmagem contínua da gravação de um filme, consulte “Tempos de gravação de filmes”.Quando a gravação do filme terminar, pode gravar outro filme carregando novamente no botão MOVIE. A gravação pode parar para proteger o produto, dependendo da temperatura do produto ou da bateria.