Selecionar a área de focagem (Área de Focagem)

imagens fixa, filme

Defina o tipo de moldura de focagem quando fotografar com a focagem automática. Selecione o modo de acordo com o motivo.

  1. MENU (Focagem) → [Área de focagem][Área de Focagem] → definição desejada.

Detalhes do item do Menu

Grande:
Foca num motivo abrangendo automaticamente toda a amplitude do ecrã. Quando carrega até meio no botão do obturador no modo de fotografia de imagem fixa, visualiza-se uma moldura verde em torno da área que está focada.

Zona:
Selecione uma zona no monitor para focar e o produto selecionará automaticamente uma área de focagem.

Fixar no centro:
Foca automaticamente num motivo no centro da imagem. Use juntamente com a função de bloqueio de foco para criar a composição que pretende.

Ponto: S/Ponto: M/Ponto: L:
Permite-lhe deslocar o quadro de focagem para um ponto desejado no ecrã e focar num motivo extremamente pequeno numa área estreita.

Expandir ponto:
Se o produto não conseguir focar num único ponto selecionado, usa os pontos de focagem em torno do [Ponto] como área de prioridade secundária para focagem.

Seguimento:
Esta definição está disponível apenas quando o modo de focagem estiver definido para [AF Contínua].Quando o botão do obturador for carregado e mantido carregado até meio, o produto segue o motivo dentro da área selecionada de foco automático. Aponte o cursor a [Seguimento] no ecrã de definição [Área de Focagem] e depois selecione a área desejada para iniciar o seguimento usando os lados esquerdo/direito do seletor de controlo. Pode também deslocar a área de início de seguimento para o ponto desejado, designando a área como um [Seguimento: Zona], [Seguimento: Ponto S]/[Seguimento: Ponto M]/[Seguimento: Ponto L] ou [Seguimento: Expandir ponto].


Sugestão

  • Nas predefinições, [Área de Focagem] está atribuída ao botão C2.

Nota

  • [Área de Focagem] está bloqueada para [Grande] nas seguintes situações:
    • [Auto inteligente]
  • A área de focagem pode não acender durante fotografia contínua ou quando o botão do obturador for carregado completamente de uma vez só.
  • Quando o seletor de modo estiver definido para (Vídeo) ou (Câmara L&R) ou durante gravação de filmes, [Seguimento] não pode ser selecionado como [Área de Focagem].


Exemplos da visualização do quadro de focagem

O quadro de focagem difere da seguinte forma.


Quando focar numa área maior

Exemplo de um quadro de focagem quando focar numa área maior

Quando focar numa área mais pequena

Exemplo de um quadro de focagem quando focar numa área mais pequena

  • Quando [Área de Focagem] estiver definido para [Grande] ou [Zona], a moldura de focagem pode alternar entre “Quando focar numa área maior” e “Quando focar numa área mais pequena”, dependendo do motivo ou da situação.
  • Quando coloca uma objetiva de montagem tipo A com um adaptador para montagem (LA-EA3 ou LA-EA5) (vendidos separadamente), pode ser visualizada a moldura de focagem para “Quando focar numa área mais pequena”.

Quando for obtido automaticamente foco com base em toda a amplitude do monitor

Exemplo de um quadro de focagem quando a focagem é obtida automaticamente com base em toda a amplitude do monitor

  • Quando usa uma função de zoom sem ser o zoom ótico, a definição [Área de Focagem] é desativada e o quadro de focagem é mostrado por uma linha tracejada. O AF opera com prioridade na área central e em torno dela.


Para deslocar a área de focagem

  • Pode deslocar a área de focagem operando o multisseletor quando [Área de Focagem] estiver definida para os parâmetros seguintes:
    • [Zona]
    • [Ponto: S]/[Ponto: M]/[Ponto: L]
    • [Expandir ponto]
    • [Seguimento: Zona]
    • [Seguimento: Ponto S]/[Seguimento: Ponto M]/[Seguimento: Ponto L]
    • [Seguimento: Expandir ponto]
    Se atribuir previamente [Focagem standard] ao centro do multisseletor, pode deslocar o quadro de focagem de volta ao motivo que está a ser seguido ou ao centro do monitor carregando no centro do multisseletor.

Sugestão

  • Quando [Área de Focagem] estiver definida para [Ponto] ou [Expandir ponto], pode deslocar a moldura de focagem numa maior distância de cada vez com o multisseletor definindo [Qtd desl. mold.AF] para [Grande].
  • Pode deslocar o quadro de focagem rapidamente tocando e arrastando nele no monitor. Defina [Funcionamento Tátil] para [Lig.] e defina [Função tátil em Foto.] para [Foc. por toque] antecipadamente.


Para seguir o motivo temporariamente (Seguimento ligado)

Pode mudar temporariamente a definição de [Área de Focagem] para [Seguimento] enquanto mantém carregada a tecla personalizada à qual atribuiu [Seguimento ligado] previamente. A definição [Área de Focagem] antes de ter ativado [Seguimento ligado] muda para a definição equivalente [Seguimento].

Por exemplo:

[Área de Focagem] antes de ativar [Seguimento ligado] [Área de Focagem] enquanto [Seguimento ligado] está ativo
[Grande] [Seguimento: Grande]
[Ponto: S] [Seguimento: Ponto S]
[Expandir ponto] [Seguimento: Expandir ponto]


Deteção de fase AF

Quando houver pontos de deteção de fase AF dentro da área de foco automático, o produto usa a combinação do foco automático da deteção de fase AF e contraste AF.

Nota

  • A deteção de fase AF está disponível apenas quando uma objetiva compatível estiver colocada. Se usar uma objetiva que não suporte deteção de fase AF, não pode usar as seguintes funções.

    • [Sens. Seguim. AF]
    • [Se. mud. mot. AF]
    • [Vel. transição AF]

    Além disso, mesmo se usar uma objetiva aplicável adquirida anteriormente, a deteção de fase AF poderá não funcionar a não ser que atualize a objetiva.