Função anti-pó

Se entrar pó ou detritos para dentro da câmara e aderirem à superfície do sensor de imagem, limpe o sensor de imagem utilizando [Limpeza do sensor]. Também pode definir se deve ou não fechar o obturador quando desligar a câmara para impedir que o pó ou os detritos adiram ao sensor de imagem.

  1. MENU (Configuração) → [Opção configur.][Função anti-pó] → item da definição desejada.

Detalhes do item do Menu

Limpeza do sensor:
O sensor de imagem vibra um pouco para sacudir o pó. Utilize um soprador comercializado no mercado para limpar a superfície do sensor de imagem, se necessário.
Obtur. desligar câm.:
Define se fecha o obturador quando desliga a câmara. ([Lig.]/[Desligado])
  • Se selecionar [Lig.], o obturador fecha quando definir o interruptor ON/OFF (alimentação) para OFF enquanto a câmara estiver ligada. Atenção que pode demorar algum tempo até o obturador fechar depois de definir o interruptor ON/OFF (alimentação) para OFF.
    O obturador também faz um som quando o interruptor ON/OFF (alimentação) for definido para ON ou OFF.

Sugestão

  • Para limpar o sensor de imagem sozinho, execute [Limpeza do sensor] ou defina [Obtur. desligar câm.] para [Desligado].

Nota

  • Quando [Obtur. desligar câm.] estiver definido para [Lig.], prenda a tampa da objetiva antes de guardar câmara. Caso contrário, uma fonte de luz forte (como a luz solar) pode concentrar-se dentro da câmara, provocando fumo ou incêndio. Mesmo que a fonte de luz esteja ligeiramente afastada do ângulo de visão, ainda assim pode provocar fumo ou incêndio quando a tampa da objetiva não estiver presa.
  • Não toque no obturador fechado com os dedos nem o limpe com um soprador. O obturador pode ficar danificado.
  • Se houver um risco de gotículas de água aderirem ao obturador, defina [Obtur. desligar câm.] para [Desligado]. Se [Obtur. desligar câm.] estiver definido para [Lig.], as gotículas de água podem aderir ao obturador e provocar uma avaria.
  • Certifique-se de que o nível restante da bateria é (3 ícones de bateria restante) ou mais antes de realizar a [Limpeza do sensor].
  • Mesmo que [Obtur. desligar câm.] esteja definido para [Lig.], o obturador não irá fechar quando se desliga a alimentação devido à ativação do modo de poupança de energia ou descarga da bateria. Neste caso, pode fechar o obturador ligando e desligando a câmara novamente.