Aspeto criativo (imagem fixa/filme)

imagens fixa, filme

“Aspetos” são predefinições para criação de imagem pré-instaladas na câmara.

Com esta função, pode escolher o acabamento da imagem selecionando um “aspeto”. Além disso, pode ajustar com precisão o contraste, realces, sombras, desvanecimento, saturação, nitidez, intervalo de nitidez e clareza de cada “aspeto”.

  1. MENU (Exposição/Cor) → [Cor/Tom][Aspeto criativo].
  2. Selecione o “aspeto” desejado ou [Aspeto personalizado] usando a parte superior/inferior do seletor de controlo.
  3. Para ajustar (Contraste), (Realces), (Sombras), (Esbatimento), (Saturação), (Nitidez), (Intervalo de Nitidez) e (Clareza), desloque-se para a direita utilizando o lado direito do seletor de controlo. Selecione o item desejado usando os lados direito/esquerdo e depois selecione o valor usando os lados superior/inferior.

  4. Quando selecionar [Aspeto personalizado], desloque para a direita usando o lado direito do seletor de controlo e depois selecione o “aspeto” desejado.
    • Utilizando [Aspeto personalizado], pode rechamar as mesmas predefinições de “aspeto” com definições ligeiramente diferentes.

Detalhes do item do Menu

ST:
Acabamento padrão para uma ampla gama de motivos e cenas.
PT:
Para captar a pele num tom suave, idealmente adaptado para fotografar retratos.
NT:
A saturação e nitidez são reduzidas para fotografar imagens em tons atenuados. Isso é também adequado para captar material de imagem para ser modificado com um computador.
VV:
A saturação e contraste são acentuados para fotografar imagens impressionantes de cenas coloridas e motivos como flores, verde primaveril, céu azul ou vistas do oceano.
VV2:
Cria uma imagem com cores vivas e brilhantes com intensa clareza.
FL:
Cria uma imagem com acabamento instável aplicando um contraste acentuado à coloração suave, bem como ao impressionante céu e às cores dos verdes.
IN:
Cria uma imagem com texturas mate suprimindo o contraste e a saturação.
SH:
Cria uma imagem com um acabamento brilhante, transparente, suave e vívido.
BW:
Para fotografar imagens em tom uniforme a preto e branco.
SE:
Para fotografar imagens em tom uniforme sépia.
Registar definições preferidas (Aspeto personalizado):
Selecione os seis estilos personalizados (as caixas com números no lado esquerdo) para registar as definições preferidas. Depois selecione as definições desejadas usando o botão direito.
Pode voltar a chamar as mesmas predefinições de “aspeto” com definições ligeiramente diferentes.

Para ajustar em maior detalhe

Com base em cada “aspeto”, os itens como o contraste podem ser ajustados ao seu gosto. Pode ajustar não somente os “aspetos” predefinidos, mas também cada [Aspeto personalizado], uma função que lhe permite registar as suas definições favoritas.

Selecione um item para definir carregando nos lados direito/esquerdo do seletor de controlo, depois defina o valor usando os lados superior/inferior do seletor de controlo.

Quando um valor de definição for alterado do valor predefinido, é adicionado um (asterisco) ao lado do ícone de “aspeto” visualizado no ecrã de gravação.

Contraste:
Quanto maior o valor selecionado, mais a diferença da luz e sombra é acentuada, e maior é o efeito na imagem. (-9 a +9)
Realces:
Ajusta a luminosidade das áreas luminosas. Quando for selecionado um valor mais elevado, a imagem fica mais clara. (-9 a +9)
Sombras:
Ajusta a escuridão das áreas escuras. Quando for selecionado um valor mais elevado, a imagem fica mais clara. (-9 a +9)
Esbatimento:
Ajusta o grau de desvanecimento. Um valor maior torna o efeito maior. (0 a 9)
Saturação:
Quanto maior o valor selecionado, mais viva é a cor. Quando é selecionado um valor inferior, a cor da imagem é limitada e atenuada. (-9 a +9)
Nitidez:
Ajusta a nitidez. Quanto maior o valor selecionado, mais os contornos são acentuados e quanto menor o valor selecionado, mais os contornos são suavizados. (0 a 9)
Intervalo de Nitidez:
Ajuste o intervalo onde o efeito de nitidez é aplicado. Um valor maior faz com que o efeito de nitidez se aplique a contornos mais finos. (1 a 5)
Clareza:
Ajusta o grau de clareza. Um valor maior torna o efeito maior. (0 a 9)


Para repor os valores ajustados para cada “aspeto”

Os valores ajustados, como o contraste que mudou como desejado, podem ser repostos coletivamente para cada “aspeto”. Carregue no botão (apagar) no ecrã de ajuste para o “aspeto” que pretende repor. Todos os valores ajustados que tenham sido alterados voltarão aos seus valores predefinidos.

Sugestão

  • Para [Nitidez], [Intervalo de Nitidez] e [Clareza], tire uma fotografia de teste e aumente-a e reproduza-a no monitor da câmara, ou exporte-a para um dispositivo de reprodução para verificar o efeito. Em seguida, reajuste a definição se necessário.

Nota

  • [Aspeto criativo] está fixado para [ST] nas seguintes situações:
    • [Auto inteligente]
    • [Perfil de imagem] está definido sem ser para [Desligado].
  • Quando esta função estiver definida para [BW] ou [SE], [Saturação] não pode ser ajustada.
  • No modo de filme, [Intervalo de Nitidez] não pode ser ajustado.