Def. sem cintilação

imagens fixa, filme

Para reduzir o impacto de cintilação proveniente de fontes de luz artificiais (como a luz fluorescente ou LED), a câmara pode cronometrar a fotografia das imagens para momentos em que a cintilação tem menos impacto, ou pode definir a velocidade do obturador de forma mais precisa do que o habitual.

Esta função reduz as diferenças na exposição e tom da cor entre a área superior e inferior de uma imagem durante a fotografia contínua sob fontes de luz artificial.

  1. MENU (Fotografia) → [Obturador/Silen.][Def. sem cintilação] → item da definição desejada.

Detalhes do item do Menu

Foto. sem cintilaç.:
Deteta a cintilação e reduz o seu impacto quando a frequência da fonte de luz for de 100 Hz ou 120 Hz enquanto fotografa imagens fixas. A cintilação é detetada ao carregar no botão do obturador até meio. ([Lig.]/[Desligado])
Quando [Foto. sem cintilaç.] estiver definida para [Lig.], carregue no botão do obturador até meio e tire a fotografia depois de confirmar que (ícone de cintilação) é visualizado.
Obtur. variável:
Reduz o aspeto de luz tipo banda e sombras escuras na imagem, ajustando de forma mais precisa a velocidade do obturador de acordo com a frequência de cintilação. ([Lig.]/[Desligado])
[Obtur. variável] só pode ser selecionado quando a câmara estiver num modo de exposição que lhe permita ajustar manualmente a velocidade do obturador (imagens fixas e filmes).
Obturad. var. def.:
Define a velocidade do obturador quando [Obtur. variável] estiver definido para [Lig.].
Selecione uma velocidade do obturador que reduza o impacto da cintilação enquanto verifica o monitor. Quanto mais rápido definir a velocidade do obturador, maior é a probabilidade de haver uma diferença entre a visualização no monitor antes de fotografar e a imagem gravada. Certifique-se de que o impacto da cintilação é reduzido na imagem gravada.

Sugestão

  • Quando [Foto. sem cintilaç.] estiver definido para [Lig.], o tom da cor da imagem resultante pode variar se fotografar a mesma cena usando uma velocidade do obturador diferente. Neste caso, recomendamos que fotografe no modo [Prioridade obturador] ou [Exposição manual] com uma velocidade do obturador fixa.
  • Quando [Foto. sem cintilaç.] estiver definida para [Lig.], pode executar fotografia anticintilação carregando no botão AF-ON (Ligar AF).
  • Quando [Foto. sem cintilaç.] estiver definida para [Lig.], pode executar fotografia anticintilação carregando até meio no botão do obturador ou carregando no botão AF-ON (Ligar AF), mesmo no modo de focagem manual.
  • Quando [Sel. Foto. s/ cint.] ou [Sel. obtur. variável] for atribuído à tecla desejada utilizando [Def. Tecla Person.], pode ligar e desligar a função [Foto. sem cintilaç.] ou [Obtur. variável] carregando na tecla.
  • Quando [Obtur. variável] estiver definido para [Lig.], o denominador da velocidade do obturador é apresentado no formato decimal (velocidade do obturador de alta resolução).
    Por exemplo, se a velocidade do obturador normal estiver definida para 1/250 segundos, o valor será apresentado como 250.6. (Os números podem diferir dos números reais).
  • No ecrã [Obturad. var. def.], pode ajustar com precisão a velocidade do obturador de alta resolução utilizando o seletor traseiro ou o seletor de controlo, como no seguinte exemplo.
    250.6 → 253.3 → 256.0 → 258.8*
    Pode alterar a velocidade do obturador de alta resolução para um valor múltiplo integral utilizando o seletor dianteiro, como no seguinte exemplo.
    125.3 (2 vezes) ← 250.6 → 501.3 (1/2 vezes) *

    *Os números podem diferir dos números reais.

  • Quando [Obtur. variável] estiver definido para [Lig.], a velocidade do obturador de alta resolução pode ser ajustada com precisão no ecrã de suspensão de fotografia. Se quiser mudar a velocidade do obturador de alta resolução para um valor múltiplo integral mesmo no ecrã de suspensão de fotografia, atribua [Vel. obtur. (passo)] a uma tecla personalizada ou à definição “Meu seletor”.
  • Quando muda a definição [Obtur. variável] de [Lig.] para [Desligado], a velocidade do obturador de alta resolução comuta para o valor mais próximo entre as velocidades do obturador normais.

Nota

  • Quando definir [Foto. sem cintilaç.] para [Lig.], a qualidade da imagem da visualização Live View é reduzida.
  • Quando define [Foto. sem cintilaç.] para [Lig.], o atraso de disparo do obturador pode aumentar ligeiramente. No modo de fotografia contínua, a velocidade de fotografia pode abrandar ou o intervalo entre fotos pode ficar irregular.
  • Mesmo quando [Foto. sem cintilaç.] estiver definida para [Lig.], a câmara pode não conseguir detetar qualquer cintilação, dependendo da fonte de luz e das condições de fotografia, como por exemplo um fundo escuro. Além disso, mesmo que a câmara detete cintilação, o seu impacto pode não ser suficientemente reduzido, dependendo da fonte de luz ou da situação de fotografia. Recomendamos que faça previamente testes.
  • [Foto. sem cintilaç.] não está disponível quando fotografa nas seguintes situações:
    • Durante fotografia bulb
    • No modo de gravação de filmes
  • O tom da cor dos resultados da fotografia pode diferir dependendo da definição de [Foto. sem cintilaç.].
  • A definição [Foto. sem cintilaç.] para [Lig.] pode não diminuir a cintilação no ecrã Live View durante a fotografia contínua.
  • Quando [Obtur. variável] estiver definido para [Lig.], o retardamento após a libertação pode ser mais longo.
  • Mesmo quando [Obtur. variável] estiver definido para [Lig.], dependendo da frequência da fonte de luz, poderá não conseguir definir a velocidade do obturador correta e eliminar o impacto da cintilação. Nesse caso, tente o seguinte.
    • Definir uma velocidade do obturador mais lenta
    • Comutar para outro tipo de obturador
  • Quando carrega até meio no botão do obturador, a cintilação pode aparecer temporariamente.
  • Os valores de definição da velocidade do obturador de alta resolução não podem ser registados para [Reg Def Fot Pers]. Em vez disso, será aplicado o valor da velocidade do obturador predefinida.
  • Quando [Obtur. variável] estiver definido para [Lig.], a velocidade de sincronização do flash pode estar limitada ao lado mais lento.