Diferenças entre as funções [Foto. sem cintilaç.] e [Obtur. variável]

Esta câmara tem duas funções diferentes para reduzir o impacto da cintilação a partir de fontes de luz artificial (como luz fluorescente ou LED).
As características de cada função e as condições de fotografia correspondentes são as seguintes.

Características e condições de fotografia Foto. sem cintilaç. Obtur. variável
Características A câmara pode cronometrar a gravação das imagens para momentos em que a cintilação terá um impacto menor, detetando automaticamente a frequência de cintilação. Pode ajustar manualmente a velocidade do obturador enquanto verifica o impacto da cintilação no monitor.
Imagens fixas/filmes Apenas imagens fixas Imagens fixas/filmes
Tipo de obturador Obturador eletrónico/obturador mecânico Obturador eletrónico/obturador mecânico*1
Modo de exposição P (Programa auto)/A (Prioridade abertura)/S (Prioridade obturador)/M (Exposição manual) S (Prioridade obturador)/M (Exposição manual)/[Modo Exp. flex.] com a velocidade do obturador ajustada manualmente
Tipos de cintilação detetável Apenas a cintilação com uma frequência de 100 Hz ou 120 Hz (como a luz fluorescente) *2 A cintilação com uma frequência de 100 Hz ou 120 Hz (como a luz fluorescente) e a cintilação com uma frequência superior a 100 Hz ou 120 Hz (como a luz LED)


*1Quanto mais rápido definir a velocidade do obturador, maior é a probabilidade de haver uma diferença entre a visualização no monitor antes de fotografar e a imagem gravada. Certifique-se de que o impacto da cintilação é reduzido na imagem gravada.

*2 Mesmo quando [Foto. sem cintilaç.] estiver definida para [Lig.], a câmara não consegue detetar as frequências de cintilação diferentes de 100 Hz ou 120 Hz.

Sugestão

  • O impacto da cintilação pode ser reduzido utilizando [Foto. sem cintilaç.] e [Obtur. variável] em conjunto, mesmo em ambientes de fotografia em que ocorram tanto a cintilação de 100 Hz/120 Hz como a cintilação de frequência superior. Neste caso, primeiro defina [Foto. sem cintilaç.] e [Obtur. variável] para [Lig.], e depois ajuste a velocidade do obturador com [Obturad. var. def.] antes de fotografar as imagens.